Olá, esse é mais um blog da LojaMundi e hoje vamos falar sobre os 15 melhores projetos do raspberry Pi 4.
Raspberry Pi 4 foi lançado em 2019 com mudanças notáveis, incluindo: 4 GB de RAM, uma CPU Broadcom poderosa e a capacidade de executar monitores duplos 4K a 60 FPS. Para muitos entusiastas do Raspberry Pi, isso significa que agora eles podem fazer muito mais em seu embarcado.
Nos últimos meses, vimos vários projetos avançados sendo feitos no Raspberry Pi 4 e ele não deixava na mão. Alguns dos projetos também foram apresentados na revista oficial The MagPi - Raspberry’s. Portanto, neste artigo, selecionamos os 15 melhores projetos do Raspberry Pi 4 que você pode construir por conta própria.
Mencionamos projetos simples e avançados, para que você possa escolher o experimento certo de acordo com seu nível de conhecimento. Vamos ler o artigo e aprender sobre os novos projetos legais para o Raspberry Pi 4 que você pode construir em 2021.
Se você adquiriu recentemente o Raspberry Pi 4, pode começar seu experimento construindo primeiro um sismógrafo. Ele permite que você detecte tremores de terra por meio de um sensor de geofone.
O sensor RS1D capta o movimento do solo na forma de tensão e, em seguida, é convertido em um sinal digital por meio de uma placa de vibração. Basicamente, você precisará de dois componentes adicionais para concluir este projeto.
Depois disso, os sinais são armazenados no Raspberry Pi de onde você pode se alertar por notificação do smartphone ou por meio de um sistema de som. Você também pode habilitar o compartilhamento de dados para encaminhar dados sísmicos para a comunidade Raspberry Shake.
E a melhor parte é que a Raspberry Foundation apresentou este projeto em seu site oficial com instruções detalhadas para que você possa começar facilmente.
Enquanto o mundo está se movendo em direção ao ML e IA, como pode Raspberry Pi ficar para trás? Sim, com o Raspberry Pi 4 mais recente, você pode reconhecer objetos em tempo real usando a biblioteca TensorFlow do Google e funciona perfeitamente. Você precisará de um módulo de câmera para RPi 4 que se encaixe diretamente na placa.
Além disso, você terá que usar um dissipador de calor e um ventilador para resfriar o processador e, claro, uma Touch Screen Por fim, configure o TensorFlow Lite em seu Raspbian e você estará pronto para detectar objetos em tempo real.
Feixe de laser é um projeto legal que você pode realizar no seu Raspberry Pi 4. Se você tiver uma luz laser ou um ponteiro, você pode usá-los para criar um feixe de Laser. C
ada vez que um intruso quebra o feixe de laser, o Raspberry Pi 4 emite um som através de um alto-falante ou campainha.
Quão incrível é isso? Você precisará de um sensor LDR para detectar a intensidade da luz e precisará configurar um módulo Python e algumas funções lambda no Raspbian. Depois disso, você estará pronto para pegar intrusos em sua casa usando o Raspberry Pi 4.
Quando o Raspberry Pi 4 foi lançado, todos gostaram dos componentes internos mais rápidos, especialmente o modelo mais recente de 4 GB de RAM e CPU e GPU potentes da Broadcom. Muitos acreditavam que podiam jogar jogos intensivos e rodar emuladores retrô, porém inicialmente o software não estava pronto.
Mas agora, o Raspbian tem suporte total da RetroPie, que permite que você transforme o seu Raspberry Pi 4 em uma máquina de jogos retrô.
Você pode jogar jogos da SEGA, retro-RPG, Arcade, GBA, jogos clássicos do NES e muito mais usando RetroPie. Então vá em frente e instale RetroPie para desfrutar de uma grande variedade de jogos do passado no seu Raspberry Pi 4.
Com o Raspberry Pi 4, você pode criar um transmissor de rádio sem a necessidade de muito hardware adicional. Anteriormente, você poderia construir um transmissor FM facilmente com versões mais antigas do Raspberry.
Mas depois que um desenvolvedor chamado F5OEO criou uma nova ferramenta chamada rpitx, agora você pode modular e transmitir sinais de rádio, incluindo FM, AM, SSB, SSTV e FSQ. Ele suporta frequências de rádio de qualquer lugar entre 130 kHz a 750 MHz, o que é incrível.
Tudo que você precisa fazer é conectar uma antena de fio na porta GPIO 18 (pino 12) e executar o software rpitx em seu Raspbian Pi 4. Agora, você poderá ouvir sinais de rádio perto de sua localização entre essas frequências e também gravá-los.
Como o nome sugere, você pode criar sua própria estação meteorológica usando o Raspberry Pi 4. Embora o projeto pareça empolgante, é um pouco complexo de configurar, então prossiga apenas se você estiver bem ciente de como o Raspberry Pi funciona.
Para este projeto, você precisará de sensor de pressão, temperatura e umidade e um cata-vento. Além disso, uma sonda térmica digital, placa de ensaio, anemômetro, pluviômetro e jumper wires também são necessários para completar a estação meteorológica. Sem falar que você também terá que usar um conversor analógico-digital.
Depois de conectar tudo, basta instalar o software Oracle Raspberry Pi Weather Station e pronto.
Se você deseja bloquear anúncios, rastreadores e ferramentas de análise em sua rede doméstica, Pi-hole é a melhor maneira de fazer isso.
E, para isso, você precisa de um Raspberry Pi 4 que irá redirecionar todo o tráfego da sua rede doméstica para o Pi-hole e, em seguida, retirar os anúncios e links maliciosos. Você terá que fazer algumas alterações em seu roteador e, em seguida, instalar o Pi-hole no RPi4.
As etapas são muito simples e podem ser executadas se você tiver conhecimentos básicos de rede.
Todos nós sabemos que o Netflix não é compatível com Raspberry Pi 4 porque o Raspbian é considerado uma plataforma insegura pela Netflix. No entanto, existem alguns hacks que habilitam o DRM e habilita o suporte do Netflix para Raspberry Pi 4.
Você só precisa instalar o navegador Chromium e fazer algumas alterações na biblioteca libwidevine para executar o Netflix no Raspberry Pi 4.
No entanto, a resolução do vídeo será limitada a 720p. No entanto, a melhor parte é que habilitar o DRM também traz suporte para Disney +, Spotify, Hulu, HBO, Amazon Prime e muito mais no RPi 4. Então vá em frente e execute o Netflix junto com outras plataformas de streaming no seu Raspberry Pi 4.
Este é um projeto divertido que você pode fazer no seu Raspberry Pi 4 sem muito conhecimento. Não requer muitos componentes, exceto alguma luz solar e um painel solar. Além disso, você precisa de uma bateria para armazenar toda a energia, um adaptador de alimentação USB e alguns fios.
Tente usar uma bateria com mais tensão e capacidade de ampères. A propósito, o RPi 4 funciona bem com uma fonte de alimentação 5V / 3A. Depois disso, conecte a bateria ao painel solar e ao Raspberry Pi 4.
Em seguida, coloque o painel solar na luz do sol e ligue RPi4. Voilà, aí está! Um Raspberry Pi 4 movido a energia solar.
Para mim, Smart Display é um dos melhores projetos do Raspberry Pi 4 desta lista. Você pode criar seu próprio smart display, como o Google Nest Hub, com horários, informações meteorológicas, belos papéis de parede, apresentação de slides e muito mais. Se você tiver um monitor por perto, o Raspberry Pi 4 o ajudará a transformá-lo em um Smart Display. Você só precisa instalar um aplicativo chamado Magic Mirror no Raspbian e ele puxará os dados de aplicativos de terceiros e exibirá de forma organizada todas as informações. Leia este guia para saber mais sobre as instruções.
Se você deseja que o Kodi Media Center seja instalado como um sistema operacional autônomo, experimente este projeto incrível no Raspberry Pi 4. Você pode obter um touch screen, de preferência a touch screen Pi de 7 polegadas da Raspberry.
Depois disso, você precisa instalar o flash LibreELEC (é um distro Linux para Kodi) em um cartão microSD usando Etcher ou qualquer outro software de flash de imagem. Agora conecte o cartão SD e curta o Kodi no seu Raspberry Pi 4 sem problemas.
Se você é um iniciante, o registro de temperatura é um projeto simples que você deve fazer em seu Raspberry Pi 4 para aprender o básico de programação. Você também aprenderá como interagir com os componentes do sistema.
O projeto permite medir a temperatura do SoC e registrá-la em um arquivo para posterior visualização. Você terá que usar um script Python e implantá-lo na linha de comando para registrar automaticamente a temperatura após a inicialização. A melhor parte é que você não precisa de um sensor adicional, pois o SoC no Raspberry Pi 4 vem pré-construído com um sensor de temperatura.
Com as versões anteriores do Raspberry Pi, você pode converter sua chata TV em uma TV Android , mas o desempenho não era tão bom. No entanto, agora que o Raspberry Pi 4 tem poderosos aspectos, você pode construir uma TV Android confiável por uma fração do custo de uma TV inteligente.
Além disso, o LineageOS lançou uma versão Android TV dedicada para Raspberry Pi 4 que é baseada no Android 9, o que é ótimo. Você só precisa baixar a imagem e colocá-la em um cartão microSD. Lembre-se de que a interface tem o layout padrão do tablet Android, então você precisa instalar um iniciador de TV da Play Store e pronto.
Além disso, você deve usar um gabinete Raspberry Pi 4 que vem com uma ventoinha e dissipador de calor para resfriar o processador.
Uma das principais críticas ao Raspberry Pi 3B + era que ele não tinha portas USB 3, o que tornava mais lento para copiar arquivos para um servidor NAS. No entanto, com o Raspberry Pi 4, você tem uma porta USB 3 e Gigabit Ethernet, então agora você pode construir um servidor NAS eficiente sem problemas.
Você pode instalar o Raspbian Lite e configurar o SSH para acessar os arquivos remotamente em sua rede. Além disso, crie o método RAID para definir como deseja fazer o backup dos dados. Eu diria que o Raspberry Pi 4 é a melhor mini máquina para construir um servidor NAS. Você pode aprender mais sobre as etapas aqui.
Este é um projeto avançado do Raspberry Pi 4, portanto, se você tiver experiência, poderá experimentá-lo. Embora vimos sistemas de automação residencial e fechadura de porta usando métodos biométricos e de senha, este usa uma etiqueta RFID para destrancar a porta.
O sistema RFID utiliza campos eletromagnéticos para transferir dados em curtas distâncias. Para este projeto, você precisará de uma trava de solenóide, sensor RFID, módulo de relé e alguma fonte de alimentação externa.
Depois disso, você precisa instalar algumas ferramentas da linha de comando e estará tudo pronto.
Os melhores projetos do Raspberry Pi 4 selecionados para você
Esses são os 15 melhores projetos do Raspberry Pi 4 que você deve experimentar em seu embarcado. Se você é um iniciante, deve tentar alguns projetos simples, como registrar a temperatura do processador, construir uma Android TV e muito mais. No entanto, se você é um entusiasta de Raspberry Pi de longa data, mencionamos muitos projetos avançados para você também. De qualquer forma, isso é tudo de nós.