Para vários cenários de tecnologia / estratégia de Smart Building e IoT (Internet das Coisas), os planejadores e instaladores de sistema podem criar ou estender a conectividade sem fio, bem como Power Over Ethernet (PoE) com base em um ponto de acesso Wi-Fi que tem um interruptor de Ethernet integrado. Se um dispositivo suportar uma porta de PoE (PD) e portas de equipamento de fonte PoE (PSE), você poderá usar um cabo Ethernet e fornecer power e conexão de dados.
Dessa forma, quando os dispositivos estão longe das tomadas de alimentação e fora do alcance da conectividade de rede Ethernet com fio, você pode evitar a utilização de vários cabos dedicados para a alimentação principal e conectividade de rede. Esta metodologia de usar cabos de dados para fornecer energia e conectividade com e sem fio simultaneamente para várias aplicações, simplifica o trabalho necessário para instalações e reduz os custos de instalação, manutenção e operação. Você também pode colocar a unidade em um local estratégico, melhorando assim a densidade da cobertura sem fio e eliminando zonas mortas sem fio.
Além disso, suporte para tecnologia e recursos como: plataformas de gerenciamento de Wi-Fi local ou baseado em nuvem,dual-2.4 GHz / 5 GHz, radio bands (permite que o AP selecione a frequência menos usada), tecnologia Multiple Input Multiple Output (MIMO) (usando várias antenas, para transmissão e recepção de vários fluxos de dados simultaneamente, vários fluxos de dados, melhora o rendimento da rede), IEEE 802.3az (Ethernet eficiente de energia permite que as portas de rede alternem entre os estados de energia superior e inferior, reduzindo a energia total consumida).Vários identificadores de conjunto de serviços (mSSIDs permitem vários segmentos sem fio), conversão de multicast stream para unicast stream (o link sem fio ajuda a conservar a largura de banda para outros clientes sem fio e melhora a qualidade e confiabilidade dos fluxos de vídeo e áudio), Wi-Fi e recursos de segurança do sistema, como senha padrão gerada aleatoriamente, certificado de segurança exclusivo, firmware assinado digitalmente para inicialização segura anti-hacking, WEP, WPA / WPA2-PSK e WPA / WPA2 enterprise, QoS avançado (para aplicativos de baixa latência), rede mesh (fornece redundância e cria conexões de rádio sem fio entre APs), portal cativo para experiências de marca personalizadas (página inicial personalizada ou página cativa, um site que é exibido para usuários de Wi-Fi recém-conectados, solicitando a autenticação etc. Ajuda em uma experiência de marca personalizada), padrões 802.11ac, 802.11k, 802.11r 802.11v e PoE: 802.3af e 802.3at etc, são muito úteis e contribuem para uma experiência geral de Wi-Fi muito positiva.
Dispositivos alimentados por PoE (PDs) como pontos de acesso de Wi-Fi , estações básicas DECT VoIP, relógios IP, alto-falantes embutidos, sistemas de vídeo porta HD, Sistemas de alto-falante / microfone de intercomunicação IP, fones VoIP, CO2, temperatura, umidade e sensores de fluxo de ar, etc. todos podem ser alimentados usando cabos de data ethernet e conectados à rede de dados usando o ponto de acesso Wi-Fi compacto GWN7602 802.11ac da Grandstream Networks com um switch Ethernet integrado.
As plataformas de gerenciamento de rede Wi-Fi como o GWN.Cloud (plataforma baseada em nuvem) e o GWN Manager (uma plataforma local baseada em Linux) oferecem gerenciamento e monitoramento de rede simplificado e centralizado para o GWN7602. O GWN7602 pode ligar e conectar dispositivos Ethernet e PoE por meio de cabeamento de dados, criando uma ponte sobre o tráfego de LAN de forma transparente - transparente para todos os protocolos de camadas superiores.
O ponto de acesso Wi-Fi GWN7602 802.11ac 2x2: 2 com switch Ethernet de 4 portas integrado oferece:
.Velocidades / interfaces de rede, suporte SSID: até 1,17 Gbps de taxa de transferência sem fio, porta Ethernet de uplink 1X1Gbps com PoE / POE +, 2 portas Ethernet 10 / 100Mbps com PSE, porta Ethernet 1 x 10 / 100Mbps e 4 SSIDs por rádio.
.Alcance e acesso do cliente: alcance de até 100m e até 80 clientes simultâneos.
.Antenas, suporte MIMO, Potência Tx máxima: 2 antenas internas de banda dupla -Antena 1- 2,4 GHz-3,0dBi ganho / 5 GHz-3,5dBi ganho, Antena 2- 2,4 GHz-3,5dBi ganho / 5 GHz-3,0dBi ganho, Tecnologia MIMO de banda dupla 2X2: 2, 2,4G: 21 dBm 5G: 21dBm
.Ambiental / Montagem: Operação: 0 ° C a 40 ° C. Suporte de parede.
.LED: 1 LED tricolor para rastreamento do dispositivo / indicação de status.
.Power over Ethernet (PoE) e suporte para eficiência energética: PoE 802.3af / 802.3at; Saída máxima PSE por porta 6W, Consumo máximo: 20W, 802. 3az.
.Gerenciamento de rede: GWN.Cloud, uma plataforma de gerenciamento de nuvem gratuita para APs GWN ilimitados pode ser usada ou o controlador de software GWN.Manager baseado na premissa pode ser usado para até 3.000 APs GWN. .Segurança de sistema e Wi-Fi: assinaturas digitais para inicialização segura anti-hacking e bloqueio de dados / controle críticos, certificado de segurança exclusivo e senha padrão aleatória por dispositivo, WEP, WPA / WPA2-PSK, WPA / WPA2 empresarial, etc.
.Taxas de dados Wi-Fi e largura de banda do canal oferecida: IEEE 802.11ac: 6,5 Mbps a 867 Mbps, IEEE 802.11a: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54 Mbps, IEEE 802.11n: 6,5 Mbps a 300 Mbps, IEEE 802.11b: 1, 2, 5,5, 11 Mbps, IEEE 802.11g: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54 Mbps, 2,4 Ghz: 20 e 40 MHz, 5 Ghz: 20,40 e 80 MHz
.Recursos avançados de QoS para aplicativos de baixa latência em tempo real: 802.11e / WMM, VLAN, TOS. Fig.B Grandstream Networks GWN7602 802.11ac representado com as portas de switch Ethernet de 4 portas integradas
Gerente de GWN da Grandstream Networks:
.Um controlador de software local baseado em Linux. Ele fornece gerenciamento de Wi-Fi e capacidade de monitoramento para uma rede Wi-Fi segura usando uma interface de configuração baseada na web e / ou aplicativos móveis para Android e iOS. .Plataforma de gerenciamento de rede Wi-Fi centralizada com relatórios e monitoramento para toda a empresa - Relatórios por AP, cliente e rede. Alertas em tempo real / logs de eventos. Monitoramento em tempo real do AP e do cliente. Recuperação de dados históricos para análise estatística. Descoberta de AP baseada em Layer2 / Layer3 enquanto nenhum tráfego de usuário é enviado ao controlador.
.Autenticação, segurança, acesso e política de acesso: disponível via aplicativo móvel e / ou web com criptografia TLS ponta a ponta e autenticação baseada em certificado X.509, regras de largura de banda para acesso de cliente, configuração de política de acesso incluindo lista negra, lista branca, política baseada em tempo . Vários modos de segurança suportados, incluindo WPA, WPA2, WEP, etc.
.Hardware recomendado típico para até 200 APs e 2.000 clientes: CPU: Intel® Core ™ i3-3240 ou superior, RAM: 4 GB ou mais, Armazenamento: 250 GB (SSD é preferido, depende da retenção de dados). Para até 3.000 APs e 30000 clientes: CPU: Intel® Xeon® Silver 4210, RAM: 16 GB ou mais, Armazenamento: 250 GB (SSD é preferido, depende da retenção de dados).
.Portais cativos: várias autenticações de portal, incluindo senha simples, raio, voucher, etc. Facebook, integração com o Twitter, estatísticas e monitoramento de convidados em tempo real, página inicial com editor WYSIWYG integrado, pode criar páginas de destino customizadas para coletar informações do cliente etc. .Recursos adicionais: SSIDs-16 por ponto de acesso, varredura de Wi-Fi em tempo real para implantação, otimização de desempenho de Wi-Fi-direcionamento de banda, multicast de IP para unicast, RSSI mínimo etc. Atualização de firmware AP agendada para manutenção e controle de LED, ping / traceroute / captura, configuração e backup de dados, registro de alterações para trilha de auditoria etc.
Grandstream Networks’ GWN7602\ GWN Manager
Vamos agora prosseguir com o teste funcional do Grandstream Networks GWN7602. Ele pode ser gerenciado e monitorado usando o software como serviço (SaaS) GWN.Cloud ou o gerenciador GWN do controlador de WLAN virtual (vWLAN) baseado no local (vWLAN). Ambas as soluções permitirão que você implante uma rede Wi-Fi segura que pode ser gerenciada em vários locais por meio de uma interface de usuário da web. Porém, para nosso teste funcional, configuramos o GWN Manager acompanhado do aplicativo GWN Cloud para android para monitoramento e gerenciamento da rede Wi-Fi, AP e clientes.
TESTE FUNCIONAL
Nossa configuração de teste consistiu em (consulte Fig.C teste funcional do ponto de acesso Wi-Fi 802.11ac compacto da Grandstream Networks 'GWN7602 com switch Ethernet integrado):
.Grandstream Networks GWN7602 802.11ac ponto de acesso Wi-Fi com um switch Ethernet integrado executando a versão do software: 1.0.3.4 .Grandstream Networks GWN Manager versão do software: 1.0.0.33 [com CentOS Linux 7 no sistema de virtualização / hypervisor Oracle VM VirtualBox versão do software: 6.1.4] um controlador de Wi-Fi baseado em premissa.
.Grandstream Networks GWN Cloud application version: 1.0.0.19 for android ele pode ser usado com o GWN.Cloud (EU-Zone ou US-Zone) ou com o GWN Manager rodando em nosso servidor local.
.SmartNode Virtual Enterprise Session Border Controller da Patton Networks executando a versão do software: 3.17.0-20023 no sistema de virtualização / hypervisor Oracle VM VirtualBox versão do software: 6.1.4
.Grandstream Networks WP820 Wi-Fi IP phone executando a versão do software: 1.0.7.7
.Grandstream Networks GRP2614 operadora de telefonia IP em execução versão de software: 1.0.3.6
.Microchip Technology AcuEdge ZLK38AVS2 Kit de desenvolvimento de áudio de front end para Amazon Alexa Voice Service (AVS) baseado em nuvem.
.Microchip Technology PDS-408G Digital Ceiling PoE switch-software release version: 1.13 para conectividade de rede e entrega PoE
.Grandstream Networks GXV3370 IP video phone executando versão de software: 1.0.3.3
.Grandstream Networks DP752 DECT VoIP estação base, DP730 DECT IP phone e DP722 DECT IP phone executando versão de software: 1.0.11.12.
Fig.C Teste funcional do ponto de acesso Wi-Fi 802.11ac compacto GWN7602 com switch Ethernet integrado
Para o teste funcional do GWN7602 iremos implantar o GWN Manager no CentOS Linux 7, rodando no sistema de virtualização / hypervisor Oracle VM VirtualBox versão do software: 6.1.4. Depois de implantar o CentOS Linux 7, iniciamos o processo instalando as dependências do pacote GWN Manager (usando os comandos: yum install epel-release e yum install jemalloc libaio glibc-devel fontconfig xorg-x11-font-utils freetype). Baixou o pacote do GWN Manager, GWN_Manager-1.0.0.33-202001100407.tar.gz, descompactou o pacote e instalou todos os pacotes (comando: rpm -ivh gwn * 1.0.0. 21 * .rpm) ou seja, para instalar o MariaDB, Redis , Nginx etc. Adicionadas, exceções de firewall (comandos: firewall-cmd --zone = public --add-port = 8443 / tcp --permanent, firewall-cmd --zone = public --add-port = 10014 / tcp - permanente e firewall-cmd --reload), pois o GWN Manager usa a porta 8443 para o serviço da web (Nginx) e a porta 10014 para a comunicação do gateway. Em seguida, executamos o script (comando: / gwn / gwn start) para iniciar todos os serviços do GWN Manager. Uma vez que todos os serviços relataram o status OK.
(consulte a Fig.D), usamos o portal da web designado (https: // server_ipaddress: 8443) para configurações adicionais.
Fig.D Tela de status de serviços do GWN Manager
Nesse ínterim, alimentamos e conectamos o GWN7602. A página inicial exibida após a instalação foi a página do assistente do GWN Manager. Ele nos solicitou a configuração básica, como: país / região / fuso horário para a rede padrão, na conta do usuário para login local, credenciais do usuário para acessar a GUI do GWN Manager (nome de usuário / senha, confirmar senha, e-mail) , em adoção de AP - selecionamos o AP GWN7602 para ser adotado pela rede padrão (GWN7602 residia na mesma sub-rede local que o GWN Manager, por isso foi descoberto automaticamente por meio de transmissão de camada 2), em configuração SSID - criamos nosso SSID de teste 7602 com sua segurança de acesso.
Revisou o resumo de todas as configurações anteriores e as configurações foram salvas com sucesso. Agora fomos capazes de fazer login / acessar a GUI do GWN Manager usando as credenciais que acabamos de criar no GWN Manager. (Consulte a Fig.E).
Fig.E Telas do assistente do GWN Manager-GUI de login do GWN Manager
Para gerenciar e monitorar o GWN7602, usamos um navegador para fazer o login e acessar o GWN Manager. Ele forneceu uma interface de configuração baseada na web fácil e intuitiva. Na GUI, clicamos nos pontos de acesso listados no menu.
Na configuração, selecionamos o GWN7602 previamente configurado e editamos / adicionamos os valores começando com o nome do dispositivo GWN7602, IP fixo, endereço IPv4, máscara de sub-rede IPv4, gateway IPv4, DNS IPv4 preferido, DNS IPv4 alternativo, orientação de banda.2,4 GHz / 5 GHz -modo, largura do canal, fluxos espaciais ativos, potência de rádio etc. e salvou as configurações. Em SSIDs para o SSID configurado anteriormente, editamos / selecionamos os valores necessários para - multicast para unicast, habilitar Voice Enterprise, habilitar 802.11r, habilitar 802.11k, habilitar 802.11v etc. O GWN7602 agora era um membro do SSID de banda dupla que criamos.
(Consulte a Fig.F) para um trecho das telas de interface baseada na web do GWN Manager.
Fig.F GWN Manager, interface com base na web - Visão geral do painel, resumo do AP, status dos clientes
Em seguida, prosseguimos para o aplicativo GWN Cloud para Android, baixamos-o da Google Play Store em nossos dispositivos (telefone e tablet) rodando Android versão 7.0 e 7.1.1. Para ambos, o iniciamos clicando no ícone do aplicativo, selecionamos a opção de Servidor Local (https: // server_ipaddress: 8443), e logamos no aplicativo usando as credenciais criadas anteriormente no GWN Manager. Agora podemos adicionar um novo AP e / ou criar um novo SSID. A qualquer momento e de qualquer lugar, podemos usar nossos dispositivos Android para gerenciar e monitorar nosso AP GWN7602 Wi-Fi, redes associadas e clientes. A riqueza de informações exibidas pelo aplicativo GWN Cloud para Android incluiu: número de APs conectados às nossas redes; número de clientes conectados a cada banda Wi-Fi (2,4G / 5G), informações detalhadas sobre o uso da largura de banda, contagens de clientes / largura de banda do cliente, SSIDs, notificações de alerta, etc. (Consulte a Fig.G)
Fig.G GWN Cloud application for Android Screen excerpts
Patton network Virtual SmartNode (vSN) como Virtual Network Function (VNF) Session Border Controller (SBC), entregou serviços de registro SIP e demarcação SIP do tronco SIP público / provedor UCaaS na nuvem, enquanto facilita a interoperabilidade e a interconectividade. Patton Cloud, uma ferramenta única de orquestração de rede de portal, foi usada para seu provisionamento e gerenciamento.
Em nossa rede Wi-Fi de teste de banda dupla, estabelecemos rapidamente: Conectividade do Kit de desenvolvimento de áudio de front end AcuEdge ZLK38AVS2 da Microchip Technology para o Amazon Alexa Voice Service (AVS) baseado em nuvem e registro / conectividade SIP do videofone IP Grandstream Networks GXV3370, Grandstream Networks WP820 SIP Wi-Fi phone e Grandstream Networks GRP2614 carrier grade phone. Tivemos sucesso ao registrar e fazer chamadas de voz de entrada / saída com o tronco SIP externo / plataforma UCaaS do ITSP na nuvem por meio das redes Patton Virtual SmartNode (vSN) como Virtual Network Function (VNF) Session Border Controller (SBC). Conseguimos executar aplicativos que exigiam alta largura de banda e baixa latência, como voz em tempo real, chamadas de vídeo, streaming de mídia, vídeo sob demanda e Amazon AVS em nossa rede Wi-Fi de teste.
A interface do navegador GWN Manager e o aplicativo GWN Cloud para Android fornecem acesso a todos os recursos e funções complexos do controlador de Wi-Fi, como administração, monitoramento, relatórios, alertas na rede Wi-Fi, pontos de acesso e clientes. Graças a essas ferramentas de gerenciamento, poderíamos gerenciar de forma muito simples de qualquer lugar e a qualquer hora, isso nos deu controle completo sobre a configuração da rede Wi-Fi, pontos de acesso e clientes. Seu layout de menu intuitivo na tela facilita o uso.
Ele tornou nossa implantação de teste, simples e direta, com apenas alguns cliques e entradas, nossa implantação de teste de Wi-Fi estava pronta e funcionando. Tudo o que precisávamos agora era um navegador e / ou a versão Android do GWN Manager rodando em nosso smartphone ou tablet para acessar os dados em tempo real, status / alertas e informações de relatório em nossa rede Wi-Fi de teste, clientes e APs.
No domínio de Edifícios Inteligentes e IoT, há uma necessidade definitiva de uma solução que estenda o alcance com e sem fio de forma simples, econômica, confiável e eficiente. Como é uma solução plug and play, nossos testes funcionais provaram que o ponto de acesso Wi-Fi compacto GWN7602 802.11ac 2x2: 2 da Grandstream Networks com switch Ethernet integrado pode fazer exatamente isso.
Foi facilmente implantado e gerenciado, graças ao GWN Manager da Grandstream Networks na plataforma do controlador Wi-Fi do software prem e ao aplicativo complementar Grandstream Networks GWN Cloud para Android. Siga e consulte as diretrizes do fornecedor para estimativas de fornecimento de energia PoE / consumo de energia PD e faça um teste em seu próprio ambiente Wi-Fi, pois oferece segurança, desempenho e flexibilidade em um pacote poderoso e de baixo custo.
Revisão técnica publicada originalmente em Instalação e manutenção de cabeamento: https://www.cablinginstall.com/wireless-5g/article/14180121/wifi-ap-with-integrated-switch-extends-wired-and-wireless-reach