CDMA vs GSM: Qual é a diferença?

CDMA vs GSM: Qual é a diferença?

 

Duas tecnologias básicas em telefones celulares, CDMA e GSM representam uma lacuna que você não pode atravessar. Eles são a razão pela qual você não pode usar muitos telefones da AT & T na rede da Verizon e vice-versa. Mas o que significa CDMA vs GSM para você?

CDMA (Código de Divisão de Acesso Múltiplo) e GSM (Global System for Mobiles) são abreviaturas para os dois principais sistemas de rádio utilizados em telefones celulares. Ambas as siglas tendem a agruparem um conjunto de tecnologias geridas pelas mesmas entidades. Nesta história, vou tentar explicar quem usa qual tecnologia e quais são as diferenças reais.

 

Quais portadores são CDMA? Quais são GSM?


Nos Estados Unidos, Sprint, Verizon e US Cellular utilizam CDMA. AT & T e T-Mobile usam GSM.

A maior parte do resto do mundo usa GSM. A expansão global do GSM ocorreu porque em 1987, a Europa obrigou a tecnologia por lei, e porque GSM vem de um consórcio de indústria. O que chamamos de CDMA, em geral, é de propriedade da fabricante de chips Qualcomm. Isso tornou menos caro para terceiros construir equipamentos GSM.

Existem várias variantes e opções que portadores podem escolher, como coberturas em seu sorvete tecnológico. Nesta história vamos nos concentrar em redes dos EUA.

 

O que CDMA vs GSM significa para você?


Para qualidade de chamada, a tecnologia que você usa é muito menos importante do que a forma como sua operadora construiu sua rede. Há bons e maus CDMA e redes GSM, mas existem diferenças fundamentais entre as tecnologias. Aqui está o que você, como consumidor, precisa saber.

É muito mais fácil trocar telefones em redes GSM, porque as operadoras GSM colocam informações sobre o cliente em um cartão SIM removível. Tire o cartão, coloque-o em um telefone diferente e o novo telefone agora tem o seu número. Além do mais, para ser considerado GSM, uma operadora deve aceitar qualquer telefone compatível com GSM. Assim, as operadoras GSM não têm controle total do telefone que você está usando.

Esse não é o caso com CDMA. Nos EUA, as operadoras CDMA usam listas brancas baseadas em rede para verificar seus assinantes. Isso significa que você só pode trocar os telefones com a permissão da sua operadora, e uma operadora não precisa aceitar nenhum telefone em particular em sua rede. Poderia, mas tipicamente, as transportadoras americanas optaram por não fazê-lo.

Muitos Sprint e telefones Verizon agora têm cartões SIM, mas isso não é por causa de CDMA. Os cartões SIM geralmente estão lá para as redes 4G LTE da Sprint e da Verizon, porque o padrão LTE também usa cartões SIM. Os telefones também podem ter slots SIM para suportar redes GSM estrangeiras como "telefones mundiais". Mas essas operadoras ainda usam CDMA para autenticar seus telefones em suas próprias redes domésticas.

As redes  3G CDMA (conhecidas como "EV-DO" ou "Evolution Data Optimized") também, em geral, não podem fazer chamadas de voz e transmitir dados ao mesmo tempo. Mais uma vez, essa é uma opção disponível (conhecida como "SV-DO" para "Voz Simultânea e Otimização de Dados"), mas uma que as transportadoras dos EUA não adotaram para suas redes e telefones.

Por outro lado, todas as redes  3G GSM têm voz e dados simultâneos, porque é uma parte obrigatória da especificação. (GSM 3G também é realmente um tipo de CDMA. Vou explicar isso mais tarde.)

Então, por que tantas transportadoras dos EUA foram com CDMA? Cronometragem. Quando os predecessores da Verizon e a Sprint passaram do analógico para o digital em 1995 e 1996, o CDMA foi a tecnologia mais recente, mais quente e mais rápida. Ofereceu mais capacidade, melhor qualidade de chamada e mais potencial do que a GSM do dia.

É possível mudar de CDMA para GSM. Bell e Telus no Canadá fizeram isso, para ter acesso à maior variedade de telefones GSM. Mas a Verizon e a Sprint são grandes o suficiente para poderem fabricar telefones personalizados para eles, de modo que não vejam a necessidade de desperdiçar dinheiro trocando tecnologias 3G quando poderiam construir suas redes 4G.

 

A tecnologia por trás CDMA vs GSM


CDMA e GSM são ambas tecnologias de acesso múltiplo. São maneiras para que as pessoas façam chamadas de telefone múltiplas ou conexões de Internet em um canal de rádio.

GSM veio em primeiro lugar. É um sistema de "divisão de tempo". As chamadas se revezam. Sua voz é transformada em dados digitais, que é dado um canal e um intervalo de tempo, então três chamadas em um canal se parecem com isso: 123123123123. Na outra extremidade, o receptor escuta apenas o intervalo de tempo atribuído e partes da chamada de volta juntos .

O pulsar do sinal de divisão de tempo criou o notório "zumbido GSM", um zumbido sempre que você colocou um telefone GSM perto de um alto-falante. Isso é ido na maior parte agora, porque 3G GSM (como eu explico mais tarde) não é uma tecnologia de divisão de tempo.

CDMA exigiu um pouco mais poder de processamento. É um sistema de "divisão de código". Todos os dados da chamada são codificados com uma chave exclusiva, então todas as chamadas são transmitidas de uma só vez; Se você tiver chamadas 1, 2 e 3 em um canal, o canal seria apenas 66666666. Os receptores cada um tem a chave exclusiva para "dividir" o sinal combinado em suas chamadas individuais.

A divisão de código revelou-se uma tecnologia mais poderosa e flexível, de modo que "3G GSM" é na verdade uma tecnologia CDMA, chamada WCDMA (CDMA de banda larga) ou UMTS (Universal Mobile Telephone System). WCDMA requer canais mais amplos do que os sistemas CDMA mais antigos, como o nome indica, mas tem mais capacidade de dados.

Desde a sua criação, GSM evoluiu mais rápido do que CDMA. Como mencionei acima, WCDMA é considerado a versão 3G da tecnologia GSM. Para acelerar ainda mais as coisas, o 3GPP (órgão governante GSM) lançou extensões chamadas HSPA, que aceleraram as redes GSM até 42Mbps, pelo menos em teoria.

Nossas redes CDMA, entretanto, estão presas em 3,6 Mbps. Embora existam tecnologias CDMA mais rápidas, as operadoras norte-americanas optaram por não instalá-las e, em vez disso, optaram por 4G LTE para serem mais compatíveis com os padrões globais.

 

O Futuro é LTE


O intervalo CDMA vs. GSM vai acabar , uma vez que, todo mundo se porte para 4G LTE, mas isso não significa que todos os telefones serão compatíveis. LTE, ou "Long Term Evolution", é o novo padrão mundialmente aceito sem fio 4G. Todas as transportadoras dos EUA estão ligando.

O problema é que eles estão ativando-o em diferentes bandas de freqüência, com diferentes sistemas de backup 3G, e até mesmo, no caso da nova rede Sprint Spark, usando uma variante LTE (TD-LTE) que não funciona com quaisquer outros telefones da operadora dos EUA. Há muito poucos telefones que suportam todas as bandas LTE das operadoras.

A Verizon anunciou que pretende começar a vender telefones LTE apenas em 2015, mas, por enquanto, eles precisarão de um software especial da Verizon para fazer chamadas de voz, de modo que o movimento não facilitará a troca de operadoras com seu telefone. Mesmo sem CDMA, a filosofia CDMA de controle de portadora de seu telefone permanecerá intacta.

Um número crescente de telefones suporta todos esses padrões, mas pode ser difícil dizer quais. O iPhone 6, o iPhone 6 Plus e o Google Nexus 6 são os mais flexíveis. As unidades iPhone 6 e 6 Plus da AT & T, T-Mobile e Verizon podem ser usadas em todas as três operadoras, mas não possuem as bandas especiais da Sprint. Os iPhones Sprint têm todas as bandas, mas a Sprint tem políticas de desbloqueio estritas. Os telefones Nexus 6 funcionam tecnicamente em todas as quatro operadoras, mas a Sprint só permite que os telefones comprados da Google ou da Sprint em sua rede.

Os telefones da HTC One (M8) e Samsung Galaxy S5 da Verizon funcionarão um pouco nas redes da AT & T e da T-Mobile, embora com cobertura limitada porque, embora tenham CDMA, GSM e LTE, não têm todas as bandas de frequência AT & Uso móvel. Variantes desses mesmos modelos vendidos pela AT & T e T-Mobile não funcionará na Verizon em tudo, porque eles não têm o rádio CDMA necessário para a Verizon. É uma bagunça.

Então, o que tudo isso significa para você? Se você quiser trocar de telefone muitas vezes, use o telefone na Europa, ou use telefones importados, basta ir com GSM. Caso contrário, escolha sua operadora com base na cobertura e qualidade da chamada em sua área e presuma que provavelmente você precisará de um novo telefone se mudar de operadora. 


ENTRE EM CONTATO COM A LOJAMUNDI.

Assine nossa Newsletter! É gratuito!

Cadastre seu nome e email para receber novidades e materiais gratuitos da Lojamundi.