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Dicas Fanvil
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DICAS FANVIL 



A Fanvil é uma das mais conceituadas empresas de telefonia e soluções IP no mundo. Seus telefones prezam por um design corporativo, qualidade e preços competitivos. 

Aqui no Blog da Lojamundi já ensinamos como configurar o telefone IP Fanvil X1, modelo de entrada da marca, com excelente aceitação no mercado do Brasil e que vem fazendo parte de vários projetos que visam modernizar os sistemas de telefonia de inúmeras empresas. 


Ainda não tem o seu Fanvil, então acesse nossa compre o telefone IP Fanvil X1 / X1P com o melhor preço e entrega rápida em todo Brasil.  


Se o que você procura é saber como configurar o Fanvil X1 leia o nosso artigo que explica o passo a passo de como configurá-lo em uma central telefônica  IP baseada em Asterisk, utilizando o protocolo SIP, suportado pelos telefones da Fanvil. aqui


Estas são algumas funcionalidades que podem ser configuradas em seu telefone IP Fanvil:

  • Transferência assistida;

  • Ajustar os codecs;

  • Selecionar o DTMF Mode;

  • Desativar e ativar função Não Perturbe (DND) via web.


Cada uma dessas funções podem contribuir para um melhor desempenho do aparelho em sua estrutura de telefonia. Portanto vale a pena conhecer cada uma delas e saber como utilizá-las da melhor maneira.


Transferência assistida

Como padrão de fábrica os telefones da Fanvil vêm configurados para transferir as chamadas sem a possibilidade de anunciar a ligação, ou seja, a transferência cega (blind transfer). Mas é possível configurar o seu Fanvil X1 para utilizar a funcionalidade de transferência assistida, onde você pode optar por anunciar quem está sendo transferido ou simplesmente passar a ligação e desconectar o seu lado da chamada. Utilizando uma forma de transferência cega.


Para configurar a transferência assistida é muito simples. Primeiro acesse o seu Fanvil X1 por meio da interface web. Escolha um navegador web de sua preferência e digite o endereço IP do telefone


A tela de login deve aparecer:

Digite o usuário e senha, caso você não tenha alterado o usuário e senha padrões são: 

User: admin

Password: admin


Clique no menu Line → Dial Plan e desmarque a caixa referente à opção Press # to Do Blind Transfer


Aplique a configuração em Apply e pronto agora faça uma ligação para o seu ramal e transfira. Você já pode anunciar a chamada e assim que desligar, colocando o telefone no gancho ou pressionar a tecla de transferência novamente a ligação será encaminhada para o destino.


Ajustar Codecs

A configuração correta dos codecs é algo muito importante para telefonia IP, o ajuste incorreto pode gerar quedas de ligações ou até mesmo deixar o canal mudo. A chamada não chega a ser desconectada, mas não é possível escutar em um dos lados ou até mesmo em ambas as pontas não se escuta, já que o aparelho e nem o servidor de telefonia conseguem fazer a descompressão e tradução correta da voz.


Para evitar esse tipo de falha tenha bem definida as regras e alinhadas de ponta a ponta, tanto no servidor  VoIP quanto nos seus aparelhos telefônicos. Se possível mantenha as mesma prioridades. Um codec que era bastante utilizado no início das redes de Voz sobre Ip (VoIP) a fim de otimizar os canais, comprimindo as chamadas e reduzindo o consumo de banda é o G729, esse codec é pago com raras exceções, para alguns processadores. Veja a lista de processadores que não necessitam de licenças para utilizar o codec G729 e saiba como instalá-lo, além dele também é possível instalar o codec G723 - aqui. 


Nas redes atuais a banda deixou de ser um problema e os codecs G711U e G711A têm sido bastantes utilizados, inclusive em Operadoras de telefonia STFC para completamento das chamadas que chegam em suas redes IP. 


Com a sua regra de utilização de codecs já definida de acordo com o que falamos acesse:

Line → SIP e abra a opção Codecs Settings.

Deixe na caixa Enabled Codecs somente as opções que pretende utilizar.  


Aplique as configurações em Apply.


Ainda não finalizamos a configuração dos codecs. Precisamos definir a prioridade, então acesse o menu Phonne settings → Audio.


Aqui é possível definir a ordem de até seis codecs. Mas como em minha telefonia vou utilizar apenas Ulaw (G711U) e Alaw (G711A), isso na ordem, então desabilitei as demais opções. 


Mais uma vez aplique as configurações - Apply.

As funcionalidades dos codecs estão todas ativas.

Selecionar DTMF Mode

Outra funcionalidade muito importante para todos os sistemas de telefonia e não somente o IP, mas também o analógico e o Digital (canais de comunicação E1)  é a função de Dual-Tone Multi-Frequency (DTMF).  

Essa sinalização de multi frequência é utiliza para informar os dígitos em uma chamada conforme a tabela:

Não utilizar o DTMF correto pode fazer com que sua linha telefônica não reconheça os dígitos informados e em sistemas com URA de atendimento não haja a interação. Então o seu usuário interno não poderá por exemplo informar em que departamento deseja falar em determinada empresa, ficando somente no áudio inicial. E no caso da sua empresa também ter uma URA para direcionar o seus clientes é preciso que configuração esteja bem ajustada. 

Caso precise de ajuda com a sua URA de atendimento ou qualquer outro serviço referente à telefonia da sua empresa, a Lojamundi tem uma equipe especializada em telefonia IP que pode te ajudar.

 Fale com um consultor.   


Defina qual é a forma de DTMF que melhor atenderá a sua estrutura e configure todos os nós da sua conexão IP.  No FanvilX1 vá até o menu Line → Advanced Settings e selecione o DTMF. Aqui estou utilizando o Inband.


Em Apply valide as configurações 


Faça um teste de interação com uma URA. Um bom número para ligar é o 4004-0001. Esse é o número do banco do Brasil, onde você pode encontrar um sistema de atendimento que espera interações dos usuários e ainda informa dígito discado.


Desativar e ativar função Não Perturbe (DND) via web 

Você deve estar se perguntando, mas por que eu preciso saber como desativar a função de DND por meio da interface web do Fanvil X1? Então vou te responder baseado na experiência que temos o suporte ao usuário e gerência de sistemas de telefonia IP. 


Essa é uma função bastante utilizada em departamentos que precisam se isolar em determinado período do mês, como por exemplo o financeiro que precisa se concentrar nos pagamentos e folha salarial. Mas pode acontecer de um usuário sem querer habilitar a função de DND, por mais que existam políticas de mudança de cultura e treinamentos ainda assim essa é uma possibilidade. Então o ramal para de funcionar e chega somente a reclamação para o suporte que vai ter que se deslocar para verificar. Mas com o acesso web ao equipamento é possível desabilitar essa função. 

Para desativar a função de DND vá até Phone settings → Features e desmarque a opção Enable Phone DND.


Finalizamos mais uma DICA de Telefonia IP com funções úteis do Fanvil X1. Até a próxima dica e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:


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