Desde o nascimento da tecnologia wireless, a demanda por conexões sem fio cresceu ano após ano.
Com o surgimento de novas tecnologias, como gadgets, sensores IoT, realidade virtual, vídeos em alta resolução etc, a cada segundo uma enxurrada de dados são gerados, necessitando das redes WI-FI baixa latência e maior largura de banda.
Para adaptar o crescente número de sistemas, melhorias na eficiência e na capacidade da rede sem fio são necessárias, tornando-se fatores chave de sucesso nas introduções futuras da tecnologia WI-FI.
Em resposta a esse novo paradigma, o WI-FI Alliance (organização global sem fins lucrativos, formada por mais de 840 indústrias, dentre elas, Cisco, Huawei, Apple, Dell e Samsung) declarou o lançamento de um novo padrão Wi-FI, que tem como proposta inovar a forma como acessamos e transmitimos dados em uma rede sem fio.
WI-FI 6 foi criado em um esforço conjunto dos engenheiros do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e a WI-FI Alliance, com a oferta de aumentar a eficiência e permitir que os access-points suportem mais clientes em circunstâncias de alta densidade, proporcionando melhor experiência na rede wireless como um todo.
Porém, além da rapidez, o novo padrão surge para melhorar um problema mais complexo, que é o suporte aprimorado a ambientes de alta densidade, como aeroportos, universidades, empresas e residências, que contam com uma grande quantidade de dispositivos conectados à rede sem fio.
Na prática, significa que vários sistemas com diferentes necessidades de largura de banda podem ser atendidos conjuntamente, em contraponto ao modelo atual no qual os equipamentos competem entre si no momento de transmitir dados na rede sem fio.
Em outras palavras: em vez de utilizar somente um “carro” por usuário para transportar o tráfego, a tecnologia de OFDMA permite agrupar vários fluxos de tráfego de inumeros usuários em um único “carro” (multiplicando a capacidade de canais em simultâneo), aprovando várias transmissões ao mesmo tempo.
Economia de energia
Com isso, os clientes podem regular horários de verificação dos access points adaptáveis, de forma que eles não fiquem a todo tempo se comunicando. Isso significa que, em momentos de inatividade, há uma retenção do consumo de bateria de até 67%.
Outro progresso na tecnologia do WI-FI 6 é o suporte ao protocolo WPA3.
De forma prática, significa que a rede está muito mais segura contra entradas de hackers, no que diz respeito à quebra de senhas e ao roubo de informações (que será ainda mais grave com a LGPD), especialmente para quem acessa redes públicas em hotéis, shoppings e similares.
A tecnologia do WI-FI 6 vem para satisfazer a crescente demanda das empresas por uma rede wireless de alta qualidade, em anexo com novas aplicações que exigem dia após dia mais agilidade, como videoconferência, programas de streaming de vídeo e áudio, aplicações hospedadas na nuvem.
Educação: escolas e universidades vem utilizando, nos últimos anos, novas tecnologias de estudo, como a realidade aumentada e a realidade virtual, além de suportar um crescente número de alunos que usam seus dispositivos mobile para cumprir atividades educativas no momento das aulas e durante sua vida acadêmica.
Novos sistemas IoT estão surgindo a todo momento, conectando clínicas e fornecendo informações em tempo real sobre a saúde dos pacientes e a rotina hospitalar, originando uma enorme quantidade de dados.
A tecnologia de WI-FI 6 vem de encontro a isso, provendo recursos de economia de bateria para dispositivos IoT e funcionamento consistente para operações de missão crítica, comuns nessa parte do mercado.
Entretanto, manter a qualidade do acesso à rede é um desafio devido à natureza dinâmica dos usuários.
Varejo: o varejo é uma das áreas em que a tecnologia wireless é mais empregada, seja para conectar equipamentos coletores que cuidam da operação do estoque das lojas ou para usar smartphones e tablets que são utilizados para consultar o preço dos produtos em tempo real pelos clientes e funcionários.
Com o WI-FI 6, as empresas do varejo podem oferecer uma rede de maior qualidade, fundamental para a operação diária do seu negócio.
Wi-Fi 6 fornece às redes sem fio uma taxa de transferência consideravelmente mais alta se comparado à tecnologia 802.11ac (Wi-Fi 5), especialmente em ambientes de alta densidade.
Com várias novidades, a nova tecnologia 802.11ax (WI-FI 6) tem a oferta de aumentar a confiança e a eficiência geral das novas redes wireless, amenizando automaticamente os efeitos colaterais encontrados nas tecnologias antigas.
No entanto, dentro do contexto corporativo, que necessita de alta disponibilidade e redes fortes em ambientes 100% wireless, o uso do WI-FI 6 é recomendado e deve ser avaliado como uma escolha para novos projetos.
Assim, será possível providenciar redes com alta densidade de usuários e menor latência para uso de aplicações modernas que necessitam de maior largura de banda, preparando a infraestrutura de rede wireless da sua empresa para o futuro.